2015

FOTO PERFIL DANIELLEDanielle Ferreira Medeiro da Silva de Araújo

28 anos

Projeto: Ong Gerando Vida

Site: www.onggerandovida.wix.com

Região: Rio de Janeiro/RJ e Eunápolis/BA

Fundada em 12 de outubro de 2008, a ONG Gerando Vida tem por objetivo lutar pela proteção integral de crianças e adolescentes em  região de prostituição no centro do Rio de Janeiro, assim como promover a inclusão socioeconômica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. As principais atividades desenvolvidas pela instituição estão no campo da educação (reforço escolar, incentivo à  leitura, curso de idiomas, profissionalização), cultura (música, teatro, atividades artísticas e culturais) e empoderamento das mulheres (gestão empresarial, capacitação de lideranças, alfabetização, palestras informativas, acompanhamento social, jurídico e psicológico).

Com ações focadas na formação de agentes locais de transformação, principalmente mulheres líderes ou referências em suas comunidades, o projeto tem contribuído para o fortalecimento destas lideranças, com a formação de redes e mobilização da sociedade em prol de assuntos de interesse local, atraindo recursos e gerando mudanças para problemas sociais.

 

FOTO PERFIL JOÃO PEDROJoão Pedro Silva Procópio;

28 anos

Projeto: Descarte Legal

Site: www.descartelegal.com

Região: Belo Horizonte/MG

 A Descarte Legal iniciou as atividades em 13 de outubro de 2014, com o objetivo de auxiliar empresas geradoras de resíduos sólidos a encontrar, de forma rápida, por meio de uma plataforma, empresas receptoras legalmente certificadas. Em 2015, o projeto ampliou sua atuação e desenvolveu uma plataforma automatizada on-line de gerenciamento de resíduos, integrada a uma rede de empresas transportadoras e receptoras de resíduos, ambientalmente regularizadas. Tal iniciativa proporcionou diversos ganhos para os geradores de resíduos, como garantia da destinação correta, atendimento a requisitos legais e otimização do tempo dos funcionários. No mesmo período, surgiu também o projeto “Rota da Reciclagem” no qual é realizado todo processo de logística e tratamento do vidro, com a participação de diversos stakeholders (bares, restaurantes, catadores, pontos de triagem e pontos de beneficiamento) em todo o processo.

 


rogerRoger Friedrich Werner Koeppl

27 anos

Projeto: YouGreen Cooperativa

Site: http://www.yougreen.com.br

Região: São Paulo/SP

A YouGreen é uma cooperativa de catadores que realiza o trabalho de coleta seletiva, triagem, conscientização, diagnóstico e logística reversa de resíduos recicláveis. Sua missão é elevar a qualidade de vida e renda dos trabalhadores da coleta seletiva por meio da gestão cooperativa e prestação de serviços à sociedade, contribuindo com o desenvolvimento de outros grupos de catadores.

Ao longo de 4 anos de projeto a Cooperativa YouGreen conseguiu quebrar diversos paradigmas na gestão de resíduos sólidos no Brasil, provando que eficiência e cooperativismo andam muito melhor de mãos dadas. Os 22 sócios de diferentes origens e condições trabalham atendendo a mais de 20 mil pessoas em diversos condomínios em São Paulo, com o sonho de expandir o modelo de negócio a todos os lugares em que a gestão cooperativa possa ser empregada.

 

FOTO PEFIL SIDNEIASidinéia Aparecida Chagas

24 anos

Projeto: Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura

Site: https://www.facebook.com/bccaminhosdaleitura

Região: São Paulo- SP

 Fundada em 2009, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura é um Ponto de Cultura localizada no Bairro Colônia, região de Parelheiros, na cidade de São Paulo. A gestão é feita pelos chamados “Jovens Escritureiros – Aventureiros da Escrita” pertencentes à comunidade de Parelheiros e que possuem como objetivo fomentar a leitura e a cultura por meio de diversas formas de linguagens.

Por meio de um acervo de 4 mil obras literárias, a biblioteca realiza anualmente mais de 300 empréstimos de livros e atende cerca de 500 pessoas por meio de projetos e atividades culturais, dentre elas: Sementeiras de Direitos, Comunidades de Vida, Manancial de Cultura, Cortejos de Leitura, entre outras. A Biblioteca também é fonte de inspiração para que os jovens desenvolvam projetos sociais próprios e fomentem a manutenção de bibliotecas escolares.

 

andersonAnderson Henrique de Araújo Dias

24 anos

Projeto: RnDown

Site: www.facebook.com/rndown

Região: Natal/RN

 Criado em outubro de 2011, o RnDown é um projeto de inclusão social para pessoas com a Síndrome de Down. Com foco no atendimento de pessoas assistidas por instituições de Natal e região, o projeto já alcançou mais de 200 famílias e proporcionou a mais de 100 voluntários momentos de contato direto com as pessoas com a síndrome, contribuindo para o reforço do sentimento de apoio e solidariedade. Idealizado por Anderson Dias e sua família, o RnDown busca firmar no calendário do Rio Grande do Norte o dia 21 de março como “Dia Mundial da Síndrome de Down”, realizando ações de visibilidade social que beneficiem as pessoas portadores dessa síndrome. O ponto forte do projeto é utilizar eventos de caráter cultural, entretenimento, esporte e lazer para alcançar maior notoriedade das necessidades existentes em instituições que apoiam esta causa, influenciando jovens, adultos e empresários sobre a realidade das pessoas com Síndrome de Down no estado.

 

camilaCamila Melo Dantas

23 anos

Projeto: ARSERFE (Arte de Ser Feliz)

Site: www.facebook.com/ProjetoArserfe

Região: Areia Branca/RN

 O Arserfe nasceu em 2012, na comunidade de Redonda, zona rural de Areia Branca (RN), por um grupo de jovens empenhados e dedicados em fazer a diferença em sua comunidade. Atualmente, conta com um grupo de 25 voluntários que conciliam estudos, trabalhos e outros compromissos paralelamente com o serviço voluntário, Com foco na promoção de oficinas de dança (infantil), aula de canto, violão, capoeira, futsal, vôlei, recreação e leitura, o projeto atende cerca de 100 crianças e jovens da comunidade. As ações realizadas visam levar conhecimento sobre prevenção ao uso das drogas, álcool e outros males, além de ressaltar a cultura regional e oferecer atividades de lazer que tiram as crianças e jovens da ociosidade, contribuindo para o desenvolvimento cultura e social e promovendo a transformação social de cada um.

 

FOTO PERFIL MARCOSMarcos Antônio Oliveira da Penha

27 anos

Projeto: AnnuitWalk

Site: www.annuitwalk.com

Região: Recife/PE

 O Projeto AnnuitWalk (PAW) foi criado em 2013 a partir da observação sobre as dificuldades de locomoção enfrentadas por portadores de deficiência. Resultado de pesquisa de campo conduzida inicialmente com deficientes visuais em 2014, o PAW oferece um conjunto de soluções tecnológicas que explora modernos conceitos, como Internet das Coisas (IOT) e Inteligência Computacional para criação de Tecnologias Assistivas (TA) mais inteligentes. A partir disso, foram desenvolvidos óculos inteligentes que são capazes de detectar obstáculos à frente do deficiente visual e alertá-lo por meio de acessórios vibratórios, como pulseiras e solas de sapatos. O PAW ainda conta com aplicativos mobile e wearables, que podem funcionar de forma integrada com os óculos por meio de Bluetooth, fornecendo funcionalidades como geolocalização (GPS), processamento de dados ubíquos sobre os obstáculos no decorrer do trajeto do indivíduo e sistema de Smart Cities, que aponta locais críticos georeferenciados para tomada de decisões quanto à priorização de reparos públicos nas áreas mais afetadas, promovendo acessibilidade, inclusão social e qualidade de vida dessa população.

 

FOTO PEFIL PHILIPPE

Philippe Magno de Albuquerque Figueiredo

25 anos

Projeto: Instituto HandsFree Tecnologias Assistivas

Site: www.institutohandsfree.org.br

Região: Recife/PE

A Plataforma Integrada HandsFree é um produto inovador, de baixo custo e alta eficiência, que auxilia a inclusão social e digital de deficientes físicos. Desenvolvida pelo Instituto HandsFree Tecnologias Assistivas, o produto possui essência voltada para Tecnologia Assistiva. Por meio de tecnologias open source, softwares e hardwares desenvolvidos pelo Instituto, possibilita a automação residencial pelo movimento da cabeça e/ou comando por voz. O produto é entregue sem custo para o deficiente e prevê o resgate da sua autoestima, promovendo sua autonomia social e financeira, oferecendo: Automação Residencial, Controle do Computador através do Movimento da Cabeça ou Comando de Voz e Plataforma de Ensino a Distância.

 

PERFIL ANDREIAAndréia Ferreira da Silva

25 anos

Projeto: Oca da Juventude

Site: www.facebook.com/ocadajuventude

Região: Manaus/AM

O grupo Oca da Juventude surgiu a partir da percepção de jovens sobre a poluição no bairro, nos igarapés e ruas, que estava prejudicando o meio ambiente da região. A proposta foi criar um projeto que mobilizasse os moradores sobre a questão ambiental, mas que também promovesse renda aos jovens participantes, devido às dificuldades de ingresso no mercado de trabalho.

O foco dado pelo projeto para o resgate da cultura e o cuidado do meio ambiente favoreceu a aquisição de recurso advindo do Fundo Nacional de Solidariedade, permitindo a aquisição de máquinas (tecnologia social), a promoção de oficinas de teatro e dança, formações sobre economia solidária e autogestão, entre outras. Atualmente, o empenho dos jovens envolvidos em tornar o bairro mais limpo tem proporcionado qualidade de vida e conservação ambiental à comunidade. Além disso, a geração de renda dos jovens por meio dessa atividade tem fortalecido o protagonismo juvenil, não somente econômico, mas em todos os âmbitos de suas Vidas.

 

FOTO SILVIA PERFILSílvia Farias da Silva

22 anos

Projeto: Mais Saúde Comunidades

Região: Manaus/AM

 

Fundado em 2014, o Mais Saúde Comunidades surgiu com o intuito de prestar atendimento de enfermagem em saúde primária no campo da Saúde Coletiva, em comunidades no interior do Amazonas. O projeto desenvolve atividades de acordo com a necessidade de cada comunidade, prestando serviços de enfermagem às mulheres, como exame de colpocitologia oncótica, acompanhamento pré-natal e educação em saúde com orientações a respeito da saúde da mulher e planejamento familiar. No caso da população que sofre de hipertensão e diabetes, é promovido teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e educação em saúde orientando a respeito da hipertensão e diabetes. O Mais Saúde Comunidades também promove palestras de educação em saúde para crianças, trabalhando de forma lúdica a orientação sobre a adoção de hábitos saudáveis ainda na infância, por meio de temas relacionados à higiene corporal, parasitoses, alimentação etc. Os acadêmicos realizam ainda ações de educação em saúde com palestras sobre educação sexual, DSTs e medidas de primeiros socorros para os jovens.

 

FOTO MILENAMilena Sampaio Barbosa

20 anos

Projeto: Confort Baby Care (Antigo: MommyBaby Care)

Site: www.facebook.com/confortbabycare

Região: Salvador/BA

 

Desde 1991, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em associação com o UNICEF, empreende um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, por ser uma das estratégias mais acessíveis e econômicas para reduzir a mortalidade infantil mundial. Esse cenário motivou a concepção da Confort Baby Care (CBC), que atua no segmento de assistência especializada em serviços de enfermagem, por meio de ações preventivas e assistenciais voltadas às gestantes e recém-nascidos no pré-parto, pós-parto e primeiros cuidados ao neonato. O projeto também promove a conscientização para a importância do aleitamento materno no desenvolvimento, assim como para a doação de leite humano, oferecendo soluções diferenciadas para garantir saúde e segurança da família nos procedimentos inerentes ao pré e pós-parto, com foco no bem-estar e na qualidade de vida da família.

 

MoniqueMonique Evelle Nascimento Costa

21 anos

Projeto: Desabafo Social

Site: www.desabafosocial.com.br

Região: Abrangência nacional

O Desabafo Social nasceu do desejo de transformar a realidade através de ações estruturadas e intencionais, sempre trabalhando na área dos Direitos Humanos da Infância e Juventude, Comunicação e Educação. Criado em 2011 pela soteropolitana Monique Evelle, o Desabafo Social está localizado em Salvador (BA), mas possui jovens voluntários espalhados em 13 estados brasileiros, atuando em três eixos: Informação, Formação e Multiplicação. O projeto tem objetivo de criar espaços de debates; envolver escolas, comunidades e instituições para promover a cultura de direitos humanos; incentivar e estimular o engajamento de adolescentes e jovens em causas sociais e subsidiar a elaboração e criação de novas iniciativas pensadas por jovens. O trabalho deste empreendimento social acontece no cenário físico por meio de cursos, oficinas, palestras e participação em eventos. No cenário digital, a atuação acontece por meio de uma plataforma colaborativa de aprendizagem, mentoria, programa de Web Rádio e Núcleo de Estudos Interdisciplinares. O Desabafo Social aposta na educação popular por meio da inteligência educacional e coletiva, com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação.

Clique aqui e confira do Folder do Prêmio Laureate Brasil 2015

d3461335b374ed329eff3e80b1e8ca49@@@@@@@@