2017

Pedro Henrique Siqueira Santos
27 anos
Projeto: Palafitt
Site: www.vimeo.com/113295354
Região: Recife / PE

Pedro (STILO) Santos é um dos co-fundadores do centro e produtora artístico social PALAFFIT que tem como objetivo potencializar o protagonismo juvenil através das artes – ferramentas de transformação social e organização popular. A PALAFITT trabalha as artes como instrumentos de apoio para projetos de jovens e adolescentes, objetivando reduzir a criminalidade, revitalizar espaços públicos e transformar a comunidade pernambucana em uma grande parceira de uma rede de consumo inteligente.
 
 

Fernanda Lorena Rabelo de Oliveira
22 anos
Projeto: Projeto Quintal Urbano
Site: www.instagram.com/quintal.urbano
Região: Natal / RN

Concluinte do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Potiguar e bolsista do Programa de Educação Tutorial, Fernanda Rabelo é a idealizadora do empreendimento social Quintal Urbano, que utiliza conceitos do urbanismo tático e metodologias participativas, para resgatar e re-significar o uso dos espaços públicos dentro do contexto contemporâneo, buscando estimular as relações interpessoais e afetivas-espaciais da comunidade local. Atualmente, o projeto contempla praças no bairro de Ponta Negra, em Natal/RN, onde já foram realizadas oficinas participativas, workshops, intervenções artísticas, mutirões de limpeza entre outras ações, sempre em parceria com os moradores e/ou voluntários.
 
Diego Obdon Vieira Fernandes
29 anos
Projeto: Agromarra
Site: www.diegobdon.wixsite.com/fornosolar
Região: Natal / RN

Empreendedor com propósitos sociais, é desta forma que se define Diego, com 29 anos, natural de Natal-RN, que sonha com um mundo mais justo e igualitário, mas que imagina que enquanto isso não se torna real, pode produzir ferramentas para ajudar aos menos favorecidos economicamente. Ferramentas estas, como o Forno Solar e o Software Agromarra. A Agromarra é uma plataforma online que auxilia na gestão de propriedade rurais, indicando formas eficientes de minimizar custos para os fazendeiros e o Forno Solar que Assa, Cozinha e Desidrata, é uma ferramenta criada com o intuito de minimizar custos para as famílias menos favorecidas economicamente e reduzir significativamente a poluição à natureza.
 
Yolanda Rodrigues
23 anos
Projeto: Liga de Empreendedorismo Potiguar
Site: www.ligapotiguar.com
Região: Parnamirim / RN

Yolanda é do sertão potiguar, graduada em Ciências e Tecnologia, fez intercâmbio na França e atualmente cursa Engenharia de Materiais pela UFRN. Através do seu amor pela inovação, tecnologia e do protagonismo estudantil nacional e internacional Yolanda foi uma das co-fundadoras e atual presidente da LEP – Liga de Empreendedorismo  Potiguar, que nasceu com o objetivo de fomentar o estilo de vida empreendedor no meio universitário transformando a realidade dos estudantes potiguares.
 
 
 
Carlla Vicna dos Reis Martins
19 anos
Projeto: Projeto Cosmos
Site: www.facebook.com/projetocosmos
Região: Manaus / AM

O Projeto Cosmos é um projeto social de Manaus formado por universitários apaixonados por Astronomia, que se reuniram com o intuito de compartilhar conhecimento e fazer algo pela educação, dada a importância que essa ciência tem para a compreensão do mundo e sua capacidade encantadora de despertar a curiosidade dos jovens.  O projeto realiza atividades como palestras e oficinas relacionadas ao tema em escolas públicas e eventos na comunidade, tendo como diferencial um preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA, que ocorre anualmente para alunos do ensino fundamental e médio.”
 
 
 
Valéria Romano Tavares Saraiva
23 anos
Projeto: Ludkids
Site: www.ludkids.com
Região: Manaus / AM

A Ludkids é uma empresa de impacto social no mercado de jogos digitais para auxiliar crianças com necessidades especiais, atualmente a Ludkids atende crianças com síndrome de down com uma plataforma com 4 jogos em que habilidades como raciocínio lógico, memória auditiva, noção espacial, dicção e muito mais, são desenvolvidas com a prática e a diversão!
 
 
 
 
 
Fabíola da Rocha Borba
27 anos
Projeto: Signa
Site: www.signaedu.com
Região: Florianópolis / SC

A Signa é a 1ª plataforma de cursos online para surdos do Brasil, com videoaulas construídas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com legenda e tudo em um LMS (Learning Management System) acessível próprio. Capacitamos surdos para suas atividades profissionais e para o mercado de trabalho, levando mais independência e liberdade de escolha para a comunidade surda, e levando PCDs (pessoas com deficiência) mais capacitados para as vagas das empresas que precisam atender a Lei de Cotas.
 
 

Luiz Eduardo de Freitas Xavier
21 anos
Projeto: Education Against Tobacco
Site: www.educationtobacco.org/brazil
Região: Ouro Preto / MG

O tabagismo é a principal causa de morte prevenível no mundo ocidental, apresentando maiores índices de iniciação e dependência em grupos jovens e socialmente vulneráveis. Education Against Tobacco Brazil é um projeto liderado por estudantes de medicina participante de uma rede internacional presente em mais de 70 escolas médicas e apoiada pela Harvard Medical School. Acreditando no poder transformador da saúde e educação como ferramentas de transformação social, o projeto realiza, por meio de ações que aliam tecnologia e estratégias de aprendizado, propostas educativas de controle e combate ao tabagismo adaptadas ao público jovem. As ações são realizadas em escolas públicas de Ouro Preto levando-se em consideração as demandas e peculiaridades deste grupo. O projeto já atingiu mais de 2000 estudantes da rede pública da região e tem sido expandido para Universidades de todo o país, inspirando a luta pelo empoderamento social no contexto de um importante problema de saúde pública.

Natália Pietzsch
29 anos
Projeto: Re-ciclo Compostagem Urbana
Site: www.re-ciclo.net
Região: Porto Alegre / RS

A Re-Ciclo realiza a coleta do resíduo orgânico de casas e condomínios em Porto Alegre/RS e transforma esse material em adubo rico em nutrientes para jardinagem e hortas. Como funciona: O cidadão que assina o serviço recebe um baldinho para armazenar os resíduos ao longo da semana. A coleta é realizada de bicicleta uma vez por semana e os resíduos são encaminhados para a área de compostagem da Re-ciclo. Após 4 meses todo esse material foi transformado em adubo. Todo mês o assinante recebe parte do adubo gerado para utilizar em hortas e canteiros, ou uma mudinha. O serviço custa R$45,00 mensais. Resultados de um ano de funcionamento: 190 associados, 32 toneladas de resíduos orgânicos compostados, mais de 100 composteiras e minhocários vendidos e construídos, milhares de pessoas sensibilizadas através de cursos e palestras.

Shirley Santos Schneider
29 anos
Projeto: Projeto Joule
Site: www.projetojoule.com
Região: Santana de Parnaíba / SP

“O Projeto Joule é uma plataforma de economia compartilhada de boa-vontade! Nós conectamos mentores (profissionais experientes de todos os cantos do mundo e de todas as áreas possíveis) com jovens buscando entrar no mercado de trabalho ou com profissionais mais experientes que estejam desempregados. Nossos mentores recebem treinamento e material para auxiliar seus “mentees”. O serviço é 100% gratuito e pode ser realizado por telefone, e-mail, WhatsApp, Skype etc. Em dois anos de existência, já ajudamos mais de 3000 pessoas de mais de 250 cidades do Brasil. Contamos com uma rede de mais de 1000 mentores, espalhados em 14 países diferentes. Nosso sonho é focar o trabalho em jovens que vivem em situação de alta vulnerabilidade, promovendo o conhecimento, recursos e motivação necessária para que eles quebrem o ciclo de pobreza, ajudem suas famílias e também nosso país”.
 
Nicholas Oliveira da Silva Montenegro
26 anos
Projeto: Donatte
Site: www.solidareasy.com
Região: Camaçari / BA

A Donatte é uma startup do setor 2.5 que liga negócios e pessoas a Instituições de Bem Estar Social através de soluções em e marketplace e e commerce. Através da Donatte, é possível financiar um produto para uma Instituição diretamente com o fornecedor (cestas básicas ou kits escolares, por exemplo), vender produtos novos/usados num sistema de classificados online e destinar comissões do valor de venda diretamente para ONGs; e realizar leilões solidários online. O Brasil possui mais de 400.000 Fasfil, segundo a ABONG (Associação Brasileira de ONGS) e um valor anual de doações filantrópicas que gira em torno de R$ 13 bilhões anuais segundo o IDIS. Ainda assim, existe uma lacuna de soluções palpáveis que aproximem doadores de ONGs num sistema ganha ganha que fuja da sensação de doação a fundo perdido e assuma um caráter de investimento social. A Donatte existe para mostrar que investimento social tem retorno mostrando a amplitude do impacto social realizado por ONGs e afins.

Observação: A Donatte passa por um processo de mudança de domínio e em novembro eles se chamarão SolidarEasy.

Geórgia Santos Nunes
28 anos
Projeto: Amora Brinquedos Afirmativos
Site: www.amorabonecas.com.br
Região: Salvado / BA

O Projeto Amora consiste num Ateliê de brinquedos afirmativos, que tem uma missão: espalhar bonecas e bonecos pretinhos pelo mundo, e com isso levar representatividade, autovalorização e autoestima pras nossas crianças que possuem a pele com mais melanina. Essa missão acontece por meio de eventos intitulados Amora Missão. Em cada Amora Missão são distribuídxs bonecxs produzidxs pelo Ateliê Amora (a cada um que o Ateliê vende, outro é produzido para doar). O que mantém esse projeto vivo são os sorrisos que, de forma bem sortuda, eu tenho a oportunidade de ver no rosto de cada criança que recebe uma Amora. Ao se ver representada no brinquedo, a criança constrói novas possibilidades de se enxergar e se inserir no mundo. Quando uma criança negra brinca com uma boneca branca, de olhos azuis, e pele clara, e todas essas características fenotipicamente europeizadas, ela não se enxerga ali.

36a61966d65667dbc705ac1d2f7296b4EEEE